Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Simulacro internacional em Lisboa, Santarém e Setúbal

Depois de, em Novembro, se ter realizado o maior exercício de sempre de resposta a um grande sismo em Portugal, na próxima semana o País acolhe pela primeira vez um exercício internacional de Protecção Civil, também destinado a testar a resposta a tremores de terra
O sismo ocorrido em Benavente no ano de 1909, com uma intensidade de 6,7 na escala de Richter, volta a ser o ponto de partida para o exercício, denominado ‘PTQuake09’.

Nos dias 5 e 6 de Maio, 1613 operacionais portugueses, pertencentes a 24 entidades, mais 50 elementos de equipas de busca e salvamento e apoio médico de França, outros 79 de Espanha e 16 da Grécia participam nos vários cenários montados para a ocasião. Estava prevista a presença de elementos da Protecção Civil italiana, mas o sismo ocorrido neste país no início de Abril levou ao cancelamento da participação.

Ao contrário do que aconteceu no exercício de Novembro, desta vez não estão previstos cortes de trânsito em nenhum dos cenários montados. "Poderão acontecer condicionamentos pontuais motivados pela deslocação de meios, mas tivemos o cuidado de fazer os simulacros longe das principais vias de comunicação", explicou ontem o Comandante Operacional Nacional da ANPC, Gil Martins.

No dia 5, os exercícios acontecem em Benavente, Porto Alto e Vila Franca de Xira. No dia seguinte, haverá um cenário montado em Lisboa e outros três na zona do Seixal – tudo em zonas que ficam em área de risco sísmico.

Um dos principais desafios das autoridades vai ser o de "assegurar as comunicações sem aceder às redes de telemóveis, que foi uma das lacunas que detectámos no último exercício", diz Gil Martins.
Autor: José Palha Publicado em: 30-04-2009 13:16:31 (1574 Leituras, Votos 354)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.