Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Vinte mulheres lideram bombeiros

São elas quem vão mandar nos bombeiros da Batalha. São vinte mulheres do concelho que foram eleitas no passado dia 19 para os órgãos sociais da corporação.
De acordo com o ainda presidente dos bombeiros, Carrasqueiro de Sousa, uma corporação liderada apenas por mulheres é caso inédito no país

Entre empresárias, professoras, advogadas, contabilistas, bancárias, entre muitas outras profissões, duas dezenas de mulheres decidiram tomar as rédeas à associação que congrega os soldados da paz.

E o que podem trazer de novo as mulheres à corporação? A nova presidente, Cecília Justo, entende que em termos de gestão as mulheres não são diferentes dos homens, mas “noutros pontos poderemos melhorar, pois temos perfil para outras actividades para as quais os homens não estão tão despertos”, considera.

Dia 9 de Janeiro, elas tomam posse. Cecília Justo, conta que a ideia de avançar com uma lista surgiu no último aniversário da corporação. Perante a possibilidade da actual direcção não se recandidatar, meio a brincar falou na possibilidade de uma lista apenas composta por mulheres avançar na corrida pela liderança da associação.

Ora a actual direcção fez saber que não se iria recandidatar. “Começaram a pressionar-me uma vez que tinha falado na constituição de uma lista”, explica. E há cerca de um mês decidiu avançar e começou a formular convites.

“Foi fácil criar uma lista, o concelho tem muitas senhoras com vontade de trabalhar em prol dos bombeiros”, diz. Cecília Justo assegura que facilmente teria encontrado voluntárias para duas ou três listas. “Todas as pessoas que contactámos, manifestaram a sua disponibilidade”, recorda.

Na preparação da lista apresentada aos sócios na assembleia-geral da última sexta-feira – a única que surgiu – presidiu a preocupação de ter representantes de todas as freguesias.

“Tivemos a preocupação de aumentar a representatividade da freguesia de São Mamede uma vez os bombeiros têm lá uma secção e entendo que se deve aposta na proximidade com aquela freguesia”, refere ainda a nova presidente.

Para já, a nova presidente pretende estudar a situação da corporação antes de avançar com qualquer medida que pretenda tomar proximamente. Ainda assim, considera que apesar da boa imagem com que contam junto da população, os bombeiros estão “um pouco adormecidos e fechados em si mesmo, porventura resultado do cansaço. Deve apostar-se em maior colaboração e proximidade para que as pessoas sintam que esta casa é delas”.

Eleição quase unâmine

A assembleia de sócios que elegeu esta inédita lista totalmente feminina fê-lo de forma quase unânime com 57 votos a favor e um voto em branco.

Carrasqueiro de Sousa, o presidente cessante, afirmou-se satisfeito com a eleição, reconhecendo nos novos corpos sociais a resposta ao facto “destas casas necessitarem de renovação. Também o comandante Fernando Oliveira deixou os votos de sucesso para as novas responsáveis.

Coube a José Eusébio, membro da direcção cessante da corporação, sintetizar a máxima que arrancou as gargalhadas da assistência: Não se esqueçam que por detrás de uma mulher há sempre um grande homem.
Autor: José Palha Publicado em: 24-12-2008 10:07:22 (1735 Leituras, Votos 407)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.