Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Porque não cá?

Bombeiros e Samu querem otimizar atendimento de urgência e emergência
Com objetivo de racionalizar e otimizar o atendimento de urgência e emergência em Uberaba foi realizada, na manhã de quarta-feira, reunião entre a secretária municipal de Saúde, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, Tetê, o subsecretário de Saúde, Moisés Amâncio Souza, o comandante do 8º Batalhão dos Bombeiros Militar, tenente-coronel Mateus Queiroz Corrêa, o sargento Emerson A. Ferreira e o sargento Silvio Reginaldo Abdalla. Na pauta a melhoria no atendimento para buscar soluções quanto à realização do trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), com maior controle.
"Na reunião, tiramos algumas ações que serão realizadas, em curto e médio prazos. Vamos estudar para trabalhar em uma mesma freqüência de rádio, para ter melhor controle e não enviar viaturas dos Bombeiros e do Samu em operações, quando não for necessário. Isso vai evitar desperdício de dinheiro público e de esforços. É lógico que alguns atendimentos têm de ter as duas equipes, mas muitas vezes isso não é necessário", afirma o tenente-coronel Queiroz, lembrando que a freqüência dos Bombeiros é militar, por causa da segurança.Porém, será aberto um sistema para realizar o processo de forma conjunta.
Segundo ele, também ficou decidido que, a partir de agora, os treinamentos das equipes serão feitos de forma conjunta. É que os militares dos Bombeiros e os funcionários do Samu realizam treinamentos separadamente. A partir de agora estes treinamentos contínuos e aprimoramento de equipes para capacitação também serão feitos de maneira conjunta.
Segundo a secretária Tetê, o Samu vai ceder a freqüência de rádio para fazer o trabalho otimizado. "A população chama ao mesmo tempo os Bombeiros e o Samu e os dois vão para a mesma ocorrência, muitas vezes sem necessidade.

Diagnóstico - Além da mesma freqüência, vamos fazer um estudo em locais que formam a urgência e emergência, como hospitais públicos, os dois pronto-atendimento [UPA Abadia e UPA São Benedito], o Samu e o Corpo de Bombeiros, fechando para trabalhar juntos em rede e fazer a estratificação. Vamos fazer uma estratificação de risco da cidade, que resultará em um mapeamento, e depois poder direcionar melhor as ocorrências. Esse mapeamento já existe, mas não foi colocado em prática. Enfim, vamos fazer um estudo para direcionar melhor as coisas", conta Tetê.
"Será o estudo da situação no que tange à urgência e emergência da cidade em todo seu conjunto. Depois vamos formar comissão e fazer um projeto piloto, com integrantes das duas equipes, dos Bombeiros e do Samu, e colocar sugestões em prática e elaborar o fluxo de assistência", diz o comandante.
Segundo Queiroz e a secretária, serão várias ações que vão referenciar o trabalho conjunto e a unificação do serviço e fazem questão de destacar que os dois estão fazendo o mais importante, que é dar o exemplo da união. "Não queremos ter problemas, e sim trabalhar de forma racional e em conjunto para oferecer o melhor atendimento de urgência e emergência de forma eficiente", dizem.
Queiroz destaca que o comandante geral do CBMMG, coronel Gilvam Almeida Sá, lhe deu autonomia para tomar decisões e que este será um projeto pioneiro, enquanto a secretária reforçou o mesmo em relação ao prefeito. "O mais importante é que esta integração está sendo respaldada por nossos superiores, e queremos transformar estas ações em trabalho modelo", avaliam.
Autor: José Palha Publicado em: 25-07-2008 12:25:39 (13219 Leituras, Votos 2009)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.