| 
      
      
      
     | 
      | 
     
      
      
      
 
   | 
  
 Linha Saúde24 evitou 106 mil idas às Urgências |  
 
   | 
  
 
 
  
  
   | O contacto com a Linha Saúde24 (808242424) reduziu em 64 por cento a intenção inicial de recurso às urgências hospitalares, segundo um balanço de onze meses de funcionamento feito pelos responsáveis do serviço |  
   
   | 
  
 
   | 
  
 "Dos 430 mil contactos que houve desde Abril de 2007 foram evitados 106 mil episódios de urgências. Este é o saldo entre quem tencionava ir, e não foi, e também entre quem inicialmente não pensava recorrer às urgências, mas foi aconselhado a ir", disse Ramiro Martins, responsável da empresa privada que gere esta linha de atendimento. 
  O director-geral da Saúde, Francisco George, destacou que, em média, a linha Saúde 24 recebeu mais de mil chamadas diárias, com um em cada quatro telefonemas de cariz clínico a receber conselhos para cuidados em casa, sem necessidade de deslocação a serviços de urgência. 
  Do total de chamadas recebidas, a grande maioria (74 por cento) são destinadas a aconselhamento clínico, triagem e encaminhamento para serviços de saúde. 
  Para o serviço de aconselhamento de medicamentos, que funciona há seis meses na linha, foram feitas 12684 chamadas, o que equivale a mais de 600 telefonemas diários. 
  Logo no arranque da linha, os responsáveis alertaram que as situações de emergência deveriam continuar a ser comunicadas ao 112. Um ano depois, os enfermeiros da Saúde 24 encaminharam para o INEM mais de 11 mil casos, sobretudo de pessoas que não conseguiram identificar a gravidade da situação ou cujo estado de saúde se foi agravando durante a chamada telefónica. 
  Relativamente à distribuição geográfica de todos os contactos, verifica-se que na área da Grande Lisboa e de Setúbal há uma adesão "muito superior ao resto do país".
  |  
    | Autor: José Palha | 
   
  
  Publicado em: 09-04-2008 21:15:08 (1576 Leituras, Votos 365) |  
 
   | 
  
 
  | 
  
   | 
  
 
   | 
  
 
      
     |