Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Portugal não tem sistema eficaz de alerta de tsunamis

O director da Unidade de Protecção Civil da Comissão Europeia diz que Portugal tem muito trabalho a desenvolver para conseguir proteger a população de catástrofes naturais
À margem de um seminário sobre Sistemas de Alerta Precoce que está a ter lugar em Albufeira, Algarve, até quarta-feira, Hergé Martin disse aos jornalistas que no Atlântico Norte não existia nenhum sistema de alerta global, o que inclui Portugal, recordando que é um país que já sofreu «muitos traumas naturais», nomeadamente o sismo de 1755 em Lisboa.

«De momento Portugal tem projectos em curso, mas ainda há muito a fazer para que o sistema de alerta precoce seja 100 por cento eficaz para proteger a população portuguesa. Ao nível do Atlântico nada foi feito e Portugal tem muito pouco feito», denunciou Hergé Martin.

Segundo Hergé Martin, toda a aproximação coerente que ajude a proteger Portugal contra os riscos de tsunamis no Atlântico Norte deve assentar na constituição de redes de informação e comunicação com os países que tenham sistemas de alerta, nomeadamente os países da União Europeia, mas também com os EUA e os países da América do Sul.

No seminário de Sistemas de Alerta Precoce participam especialistas e decisores políticos da União Europeia e as conclusões do encontro vão servir de base de trabalhos da presidência portuguesa na Comissão Europeia, especificamente no dossier da Protecção Civil entre os Estados-Membros.

As prioridades da presidência portuguesa da União Europeia na área da protecção Civil são «criar condições para o estabelecimento de um sistema de alerta precoce para tsunamis no Atlântico Norte e Mediterrâneo», uma iniciativa lançada por Portugal e «contribuir para o reforço do Mecanismo Comunitário de Protecção Civil».

Outras das prioridades da presidência portuguesa é o reforço da cooperação com os países do Mediterrâneo Sul na área da Protecção Civil e avançar com as negociações da proposta de Directiva Comunitária relativa protecção de infra-estruturas críticas Europeias.

Autor: José Palha Publicado em: 16-07-2007 16:25:30 (1358 Leituras, Votos 275)
Fonte: Lusa / SOL
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.