Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Ambulâncias do INEM perdem tripulante

O número de tripulantes nas ambulâncias de socorro foi reduzido para dois, em vez dos três previstos no Regulamento do Transporte de Doentes. A alteração, dos ministérios da Administração Interna e da Saúde, foi ontem publicada no Diário da República e é considerada pelo presidente do INEM, Luís Cunha Ribeiro, de razoável.
Além da redefinição do número de tripulantes nas ambulâncias de socorro, o objectivo desta alteração passa também por adequar a legislação portuguesa às “boas práticas, internacionalmente definidas, e a análise de custo/benefício”.

SITUAÇÃO ILEGAL

Apesar de no Regulamento do Transporte de Doentes constar que é obrigatório a presença de três tripulantes nas ambulâncias de socorro, a realidade tem sido bem diferente. Em Julho, Luís Cunha Ribeiro explicou na Assembleia da República que um terço das ambulâncias deixaria de funcionar se fossem obrigadas a circular com três tripulantes, devido à falta de pessoal.

“Com esta medida, Portugal adopta uma solução realista sem perder qualidade, muito semelhante à de países congéneres da União Europeia”, afirmou ontem Luís Cunha Ribeiro, garantindo que a segurança dos doentes está assegurada, uma vez que, no quadro anterior, o transporte já era feito com dois tripulantes. A alteração prevê que um dos elementos seja simultaneamente condutor e que o outro tenha, pelo menos, o curso de tripulante de ambulância de transporte.

Contactada pelo CM, a Ordem dos Enfermeiros reitera que defende a presença de um enfermeiro no transporte pré-hospitalar.

Conforme foi noticiado no início do mês, um estudo da Entidade Reguladora da Saúde sustenta que o transporte urgente de doentes melhoraria se fosse alargado a entidades privadas ou sem fins lucrativos, além dos bombeiros e do INEM.
Autor: José Palha Publicado em: 20-04-2007 17:47:56 (1566 Leituras, Votos 242)
Imprimir    Comentar    
 Enviar por e-mail
Nome do destinatário:  
e-mail do destinatário:  
O seu nome:  
O seu e-mail:  
Comentário:  
   
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.