">

 Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Bombeiros em risco de fechar as portas

Os Bombeiros Voluntários de Vouzela têm menos de 20 dias para pagar à ex-quarteleira da secção de Campia a indemnização de 100.453,16 euros sentenciada pelo Tribunal de Trabalho de Viseu. Sem dinheiro em caixa e com um passivo que ronda os 12 mil euros, o presidente da direcção, Carlos Lobo, teme pela "sobrevivência" da corporação que poderá, no limite, ter de "fechar as portas".
Ontem, em conferência de Imprensa, foi anunciada uma assembleia geral extraordinária, para o próximo dia 21, altura em que serão definidas estratégias. "Esperamos, com o apoio de muitos sócios, tomar a melhor decisão sobre esta situação", declarou Carlos Lobo.

Hoje, o comandante da corporação, Joaquim Tavares, reúne o Corpo Activo. "Tem havido uma reacção de descontentamento. Estamos a falar de pessoas que têm os seus empregos e fazem voluntariado, de dia e de noite, sem reclamar. Espero que esta situação não os afecte".

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vouzela (AHBVV) soube, na última quarta-feira, que tinha sido condenada a indemnizar, por trabalho suplementar, a quarteleira que prestou serviço na secção de Campia entre 1997-2004. A funcionária alegou, em tribunal, que era obrigada a trabalhar e a estar disponível 24 horas por dia.

A direcção dos bombeiros defende a publicação, urgente, de legislação que enquadre os assalariados que colaboram com estas instituições. "Há um vazio legal", avisa Carlos Lobo, que receia que outras corporações, a exemplo de Vouzela, possam vir a ser condenadas por motivos iguais.

"Este caso pode transformar-se num precedente gravíssimo", adiantou Joaquim Rebelo Marinho, presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Viseu, que deu conta de situações análogas em Loures e Caldas da Rainha. O dirigente defende uma "regulamentação jurídica" para estes casos, que tenha em conta o trabalho voluntário e o pagamento de horas extraordinárias.
Autor: José Palha Publicado em: 10-03-2007 17:51:53 (1589 Leituras, Votos 311)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.