Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Bombeiros vão divulgar nome dos devedores

Quem deve vai ter o seu nome na imprensa regional. Esta é a medida de «desespero» que os bombeiros de Pampilhosa da Serra decidiram tomar face ao acumular de dívidas pelos serviços
que prestam
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra (AHBVPS) vai divulgar o nome dos devedores aos bombeiros. Quem não regularizar as dívidas vai mesmo ver o seu nome publicado na imprensa regional.
Um edital publicado num jornal regional dá conta desta deliberação unanime da AHBVPS. O prazo para os devedores regularizarem a sua situação é de 30 dias, o que significa que, no início de Março, os bombeiros vão começar a revelar os nomes dos caloteiros esperando, no entanto, que até lá, as pessoas paguem o que devem, evitando ver o seu nome exposto.
As dívidas em causa dizem respeito aos serviços programados (transporte de doentes, por exemplo) e aos serviços de socorro. Como é procedimento normal em cada corporação, os bombeiros não cobram de imediato, mas a secção administrativa envia depois a respectiva factura aos beneficiários do serviço para que paguem. Mas «grande parte não o faz», lamenta o presidente da direcção da AHBVPS, que encontrou nesta medida «um mecanismo para ver se as pessoas cumprem». Sem números concretos, João dos Santos Alves estima que a dívida aos bombeiros é de «milhares de euros» referente a serviços prestados que, nalguns casos, já têm anos. O presidente lembra que este dinheiro é necessário e «sem ele não se consegue gerir a corporação».
«Estamos a atravessar uma altura difícil», diz João Alves, recordando que, para além de algum apoio da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, a receita que a corporação vai tendo provém dos serviços que presta e «há despesas todos os dias».
A medida já não é nova e foi o próprio Estado o impulsionador ao publicar as listas de devedores. «Não é muito bom do ponto de vista ético», diz João Alves, mas «acaba por ser um procedimento da moda». Este responsável recorda, de resto, que são muitos os avisos que enviam aos devedores e nalguns casos a corporação viu-se mesmo obrigada a recorrer ao tribunal, que acaba por lhes dar razão, mas a verdade é que «continuam a não pagar».
João Alves acredita que «as pessoas ainda têm vergonha», por isso apela a que «cumpram com as suas obrigações», evitando a exposição do seu nome. O presidente da direcção recorda que «os bombeiros estão sempre disponíveis quando solicitados», por isso espera que os outros correspondam. «Poderão ter uma associação melhor se todos colaborarem», diz.
Autor: José Palha Publicado em: 06-02-2007 15:43:09 (1217 Leituras, Votos 262)
Fonte: Diário de Coimbra
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.