|
|
|
Dispositivo de segurança está no terreno até Abril na Serra da Estrela |
|
Uma equipa de montanha composta por cinco bombeiros e apoiada por uma ambulância de socorro e outra de todo-o-terreno permanece diariamente na Serra da Estrela, no âmbito do “Dispositivo Integrado de Prevenção da Serra da Estrela”, da responsabilidade do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC). O número de efectivos aumenta aos fins-de-semana e feriados com a presença de uma brigada de montanha que integra nove bombeiros e um elemento de comando.
|
|
|
O dispositivo que até ao dia 8 de Abril (Domingo de Páscoa) permanece na Serra entre as 9 e as 18 horas, foi apresentado na Torre no passado dia 28 de Dezembro, onde também decorreu um simulacro de resgate e salvamento que permitiu testar os diversos meios envolvidos. Para além dos bombeiros o dispositivo também integra elementos da GNR, ICN (Instituto de Conservação da Natureza), do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), das Estradas de Portugal (EP) e dos Serviços Municipais de Protecção Civil dos municípios do Maciço Central. Segundo a Governadora Civil da Guarda, Maria do Carmo Borges, o dispositivo foi reforçado e os elementos que o integram dispõem de “equipamentos à altura para poderem estar bem protegidos”. Aliás, adiantou que só em equipamento de montanha para cada um dos corpos de Bombeiros do Maciço Central (Guarda, Seia, Gouveia, Manteigas e Celorico da Beira) o Governo Civil da Guarda disponibilizou ao longo de 2006 uma verba aproximada de 3 mil euros. Este ano foi também disponibilizada uma “casa abrigo” que acolhe os elementos que zelam pela segurança dos visitantes da Serra da Estrela durante os meses de Inverno, ficando a vertente da segurança por conta da GNR da Covilhã. “Aquilo que queremos é que haja uma interligação total entre bombeiros, GNR, bem como ICN, INEM e a EP. Que todas estas instituições estejam integradas de tal maneira que haja uma coordenação perfeita no caso de vir a acontecer algum acidente”, afirmou Maria do Carmo Borges ao Jornal A Guarda. Para além do dispositivo permanente, sempre que a situação o justifique, poderão intervir ambulâncias todo-o-terreno, motos de neve, um veículo de planeamento comando e comunicações (4x4), viaturas e material portátil de desencarceramento e elementos dos corpos de bombeiros e da GNR com preparação e equipamento para salvamento em grande ângulo e outro tipo de intervenção em montanha, garante o SNBPC. Em determinadas situações o mesmo serviço poderá, também, accionar dois helicópteros e outro tipo de equipamento dos sectores operacionais de Castelo Branco e da Guarda.
Conselhos para os visitantes
Nas deslocações à Serra da Estrela o SNBPC alerta os visitantes para que preparem a viagem com cuidado, procedam a uma revisão da viatura (pneus, luzes, liquido anticongelante, travões, etc.), tenham em conta o combustível, planeiem o trajecto informando-se da localização dos locais de abrigo (pousadas, hotéis, etc.), levem um rádio, uma pá, cordas, lanternas e roupa para o frio. É também sugerido que transportem pelo menos dois cobertores e alguma comida (bolachas, chocolates, frutos secos, sandes, etc.). Caso as pessoas sejam apanhadas pela neve, o SNBPC apela para que não abandonem a viatura sem terem uma garantia exacta que vão para melhor (uma casa a poucos metros), sinalizem o veículo (um lenço pendurado na antena), se tiverem o aquecimento ligado devem deixar uma janela entreaberta e o cano de escape limpo para que o fumo não atinja o seu interior. Caso os visitantes deparem com neve ou gelo devem colocar as correntes nos pneus, conduzir devagar sem mudar bruscamente de direcção e seguir as marcas deixadas pelos outros veículos. Na possibilidade de se deslocarem a pé, o mesmo organismo aconselha as pessoas a fazê-lo “só em caminhos ou vereadas marcadas”, a utilizarem calçado apropriado, a levarem agasalhos e a informar outras pessoas sobre a sua deslocação para determinada zona. Os visitantes são ainda instigados a obterem informações junto dos guardas da natureza do Parque Natural da Serra da Estrela.
|
Autor: José Palha |
Publicado em: 05-01-2007 13:26:57 (2140 Leituras, Votos 466) |
|
|
|
|