Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Projecto-piloto vai estender-se a todo o País

Foi apresentado em Vila Real um projecto que permite localizar, através de um GPS, os 136 carros de combate a incêndios das corporações de bombeiros do distrito. O secretário de Estado da Administração Interna que garante que o projecto vai ser alargado a todo o País.
O secretário de Estado da Administração Interna apresentou ontem, em Vila Real, um projecto-piloto que permite localizar, através de um sistema GPS, os 136 veículos operacionais de combate a incêndios florestais das 27 corporações do distrito.
O projecto, denominado “SALVO - Sistema de Apoio à Localização de Veículos Operacionais”, vai beneficiar inicialmente, segundo Ascenso Simões, os bombeiros de Vila Real, sendo posteriormente alargado a todo o país.
O protocolo ontem assinado entre o SNBPC e a Federação dos
Bombeiros do Distrito de Vila Real é válido por dois anos. Ascenso Simões salientou que, no decorrer do próximo ano, este sistema será generalizado a todo o país, através de um projecto que será financiado com candidaturas ao próximo Quadro Comunitário de Apoio. Segundo o secretário de estado, aquele sistema “vai aumentar a segurança dos homens e dos veículos e permitir uma gestão mais eficaz dos meios envolvidos”. “Permite determinar a localização exacta dos veículos no teatro de operações”, acrescentou. Em cada veículo será instalado um sistema GPS (Global Position System), que permite a localização do veículo através da Internet ou via telemóvel.
Protocolo
O projecto SALVO resulta de um protocolo celebrado, no início deste ano, entre a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), em que a cooperativa atribuiu um donativo de cinquenta mil euros, destinado ao co-financiamento da iniciativa.
Reguengos de Monsaraz pertence ao distrito de Évora, mas o distrito de Vila Real foi escolhido para a concretização deste projecto-piloto por causa das suas características orográficas, ocupação do solo e risco de incêndio. Serão instalados equipamentos em 136 veículos operacionais das 27 corporações do distrito de Vila Real, o que representa um investimento de 68 mil euros. Posteriormente caberá ao SNBPC suportar os encargos inerentes à manutenção do sistema e às comunicações efectuadas, com uma verba de 20 mil euros por ano.
Autor: José Palha Publicado em: 28-12-2006 13:09:27 (1238 Leituras, Votos 245)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.