Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Bombeiros Municipais de Santarém recolhem brinquedos para dar a crianças carenciadas

Mais de cem pessoas já aderiram à recolha de brinquedos que está a ser feita pela primeira vez nos Bombeiros Municipais de Santarém através do seu Centro de Cultura, Convívio e Desporto.

Uma sala do quartel dos Bombeiros Municipais de Santarém (BMS) transformou-se num armazém de brinquedos. São às centenas dentro de um enorme caixote, bonecos, triciclos, carros telecomandados, carrinhos coloridos. Há de tudo. Noutro campo estão vários livros infantis, banda desenhada, empilhados perto de jogos que formam uma torre que cresce todos os dias. É a primeira vez que se faz uma iniciativa do género na corporação com vista a proporcionar um Natal mais feliz às crianças carenciadas do concelho. Já estão sinalizados 120 receptores indicados pelas instituições de solidariedade social, mas o número deverá aumentar já que algumas contactadas pelos BMS ainda não responderam.

Vítor Piedade, bombeiro e presidente do Centro de Cultura, Convívio e Desporto (3CD) dos BMS, já acalentava a ideia de fazer uma recolha destas há uns anos. Que se concretizou agora com a ajuda dos colegas da direcção e da câmara municipal, que forneceu agendas que são oferecidas a quem ali entregar brinquedos. O centro fez também cópias em CD com a história da corporação, fotografias, nome dos elementos, viaturas e indicações úteis que também são fornecidos aos aderentes.

O presidente do 3CD até tirou uns dias de férias para poder dedicar-se inteiramente à iniciativa. Levou de casa uma caixa de ferramentas para reparar os artigos que tenham algum problema e passa os dias a dividi-los por idades e a acondicioná-los em caixotes com o nome de instituições como o Lar dos Rapazes, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), Centro Interparoquial, Centro de Apoio a Toxicodependentes, entre outras.

Quem quiser pode entregar brinquedos antigos, que os filhos já não usem até dia 22 de Dezembro. Tem acontecido, diz Vítor Piedade, aparecerem “algumas pessoas que vão comprar brinquedos novos para poderem contribuir”. No dia 23 os bombeiros, tal Pai Natal, vão de carro entregar os presentes às crianças. Além das indicadas pelas instituições, os promotores da iniciativa vão também fazer uma distribuição nos bairros mais pobres da cidade, como Alfange ou bairro Suíço. Os primeiros brinquedos foram entregues pelos bombeiros e familiares e depois à medida que as pessoas foram sabendo da acção começaram a aparecer mais. Vítor Piedade assegura que já aderiram à recolha mais de cem pessoas.
Autor: José Palha Publicado em: 14-12-2006 12:34:49 (1967 Leituras, Votos 865)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.