Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Fundo de Protecção Social do Bombeiro distribuiu mais de dois milhões de euros

O Fundo de Protecção Social do Bombeiro (FPSB), criado no âmbito da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) em 1987, distribuiu mais de 130 mil euros no primeiro semestre do corrente ano e abrangeu 873 pessoas, entre bombeiros acidentados, familiares de elementos falecidos em serviço e ainda antigos bombeiros e dirigentes com baixos recursos.
Em 2005, o número de beneficiados pelo FPSB foi de 851 e o montante dispendido de 260 mil euros.




Os montantes de apoios canalizados pelo FPSB têm aumentado de ano para ano. Entre 2004 e o ano transacto esse aumento cifrou-se em 24 por cento. Acréscimo que se poderá manter relativamente a 2006 tendo em conta os valores já atribuídos.

Este Fundo, esclareça-se, é o único legalmente constituído, e nada tem a ver com uma campanha de recolha de donativos em curso nalguns espaços comerciais e áreas de serviço, promovida por uma entidade com fins lucrativos a pedido de outra instituição.

Do total de pessoas abrangidas, neste momento, pelo FPSB, 472 receberam subsídio trimestral de estudo, 94 de creche, infantário ou estabelecimento de recuperação, 69 receberam subsídio de alimentação, 38 subsídio para internamento em lar, distribuindo-se os restantes por outros benefícios previstos.

Os apoios atribuídos abrangem, em geral, comparticipações nas despesas de tratamento e assistência na doença, perdas de salários, subsídios de funeral, internamento em lar, frequência escolar, alimentação, amparo e renda de casa.

O Fundo abrange também, entre outras situações, a comparticipação do custo de medicamentos não comparticipados e da adaptação de habitação.

No caso dos bombeiros acidentados em serviço ou por doença contraída ou agravada em serviço, o Fundo abrange a totalidade das despesas, na parte não coberta por outras entidades, incluindo contratos de seguro. A assistência médica, nesse domínio, abrange as especialidades médicas, os elementos auxiliares de diagnóstico e os encargos médico-cirúrgicos, os tratamentos termais, material ortopédico ou próteses, a fisioterapia, a recuperação funcional e ainda a comparticipação nas despesas de internamento hospitalar.

O Fundo de Protecção Social do Bombeiro foi criado no âmbito da LBP por portaria governamental em 1987. O Fundo tem por objectivo promover e complementar a protecção social dos bombeiros e seus familiares prevista no Estatuto Social do Bombeiro. A sua gestão está confiada a comissão social composta, pelo presidente do conselho executivo da LBP, por inerência, e por mais três elementos eleitos em Conselho Nacional da LBP.

Autor: José Palha Publicado em: 16-08-2006 17:37:15 (1161 Leituras, Votos 254)
Fonte: Mara Jerónimo, Gabinete de Relações Públicas da Li
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.