Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Bombeiros receiam fecho da maternidade

O Presidente da Liga Nacional de Bombeiros acusa o Ministro da Saúde de estar a ignorar os soldados da paz com o processo de encerramento de maternidades e no caso do distrito de Bragança, considera que isso poder vir a ter consequências gravosas para as grávidas e para os bombeiros.

Duarte Caldeira está preocupado, já que a sala de partos de Mirandela, que por decisão de Correia de Campos vai ser encerrada até ao fim do ano, servia as grávidas dos concelhos com piores acessibilidades e com algumas das corporações de bombeiros com mais limitações de meios.

O presidente da Liga assegura que têm sido em vão as tentativas de diálogo com o ministério da saúde.

Lembra que a inefecácia do socorro penaliza as grávidas e responsabiliza injustamente os bombeiros junto das populações. É por isso que a Liga decidiu solicitar ás corporações do distrito de Bragança que façam um levantamento das necessidades, face ao anunciado encerramento da maternidade de Mirandelaa.

Mesmo que o documento ainda não esteja elaborado não tem dificuldades em referir que há necessidade de dotar as corporações de mais meios e pessoal formado para prestar uma assistência de qualidade.

Duarte Caldeira chama ainda a atenção para um outro probema.

As corporações dos concelhos mais ao sul dos distrito, que têm sido servidas pelo bloco de partos de Mirandela, vão passar a realizar muitos mais quilómetros para trazer as grávidas até Bragança.

Isso vai trazer mais custos para as associações humanitárias, sem que os apoios do estado aos bombeiros correspondam aos gastos reais no transporte de doentes.

Autor: José Palha Publicado em: 09-08-2006 17:10:19 (1139 Leituras, Votos 241)
Imprimir    Comentar    
 Enviar por e-mail
Nome do destinatário:  
e-mail do destinatário:  
O seu nome:  
O seu e-mail:  
Comentário:  
   
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.