Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Associações querem nas carreiras de medicina e de enfermagem Especialidade em Emergência Médica

As três associações representativas da emergência médica em Portugal defendem a criação da especialidade nas carreiras médica e de enfermagem.
O objectivo, explicam em comunicado conjunto a Associação Nacional de Técnicos de Emergência Pré- -Hospitalar, a Associação Portuguesa de Enfermeiros de Emergência Pré-Hospitalar e a Associação Portuguesa de Medicina de Emergência, é optimizar a área no País.

A proposta é uma das dez elaboradas pelas associações e que surgem como resposta às afirmações do presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) na Comissão Parlamentar de Saúde, na passada quarta-feira.

Na lista consta a “integração da emergência médica nos currículos da formação médica como valência própria, o que facilitaria o recrutamento de médicos”.

As associações defendem ainda a instituição de cursos de emergência médica multidisciplinares em estabelecimentos de ensino credenciados para optimizar a interligação entre os vários intervenientes.

Luís Cunha Ribeiro, presidente do INEM, afirmou no Parlamento que um terço das ambulâncias pararia se tivessem de funcionar com três tripulantes, como defende a Associação de Medicina de Emergência (APME), e não dois, como acontece.

A afirmação de Luís Cunha Ribeiro foi uma resposta ao presidente da APME, Vítor Almeida, que acusou o INEM de ter 220 das 270 ambulâncias sem equipamento adequado, além de violarem a legislação ao fazer o transporte com dois técnicos de socorro ao invés de três.
Autor: José Palha Publicado em: 18-07-2006 17:31:58 (845 Leituras, Votos 189)
Imprimir    Comentar    
 Enviar por e-mail
Nome do destinatário:  
e-mail do destinatário:  
O seu nome:  
O seu e-mail:  
Comentário:  
   
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.