Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

DGS recomenda protecção contra temperaturas elevadas

A Direcção Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para a necessidade da população tomar medidas de protecção contra as elevadas temperaturas máximas e mínimas previstas para os próximos dias.
De acordo com este organismo do Ministério da Saúde, as medidas de protecção são especialmente recomendadas para os idosos, acamados, pessoas que vivem isoladas, doentes crónicos e crianças.

Como medidas de prevenção dos efeitos do calor, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem açúcar.

Devem evitar-se bebidas alcoólicas, gaseificadas, com cafeína, ou ricas em açúcar, porque podem provocar desidratação, segundo a DGS.

«Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede, pelo que são particularmente vulneráveis», conclui este organismo.

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), as temperaturas mínimas vão permanecer altas em todo o país até domingo.

Em comunicado, o IM assinala que «as temperaturas máximas nas regiões do interior poderão sofrer um incremento no dia 16», registando-se uma descida de temperatura apenas a partir da próxima segunda-feira.

Tendo em conta estas previsões de tempo quente, «a probabilidade de no Alentejo, Nordeste Transmontano e Beira Interior se confirmar uma onda de calor é deveras elevada», afirma ainda o Instituto de Meteorologia.

O IM esclarece que se está perante uma onda de calor quando, durante seis dias consecutivos, pelo menos, se observam valores da temperatura máxima superiores em 5 graus ao valor médio diário.

Autor: José Palha Publicado em: 13-07-2006 17:00:10 (836 Leituras, Votos 175)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.