Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Protecção Civil e bombeiros do distrito Coimbra em paz

A Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra (FBDC) encerrou, ontem, a polémica que mantinha com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), relativamente à nomeação de um militar para Comandante Operacional Distrital.
O consenso e acordo de princípios foram alcançados, ontem de manhã, no Governo Civil de Coimbra, numa reunião que juntou à mesa o próprio governador e os presidentes da Liga Nacional de Bombeiros, FDBC e SNBPC.

"Não se pode dizer que nos revemos neste Comando Operacional, mas vamos entrar num período de tréguas, que espero ser longa, e de reflexão para que tudo entre numa velocidade correcta", afirmou aos jornalistas o presidente da FBDC, Jaime Soares, à saída da reunião.

Sublinhando que "tem de haver entendimento a bem do interesse público e do bem comum", o responsável adiantou que vão existir reuniões com o comando distrital para em conjunto definir soluções "de interesse para a sociedade e saber o que nos cumpre fazer".

A FBDC tinha-se manifestado contra a nomeação de Ferreira Martins (tenente-coronel da GNR) para o Comando Operacional Distrital, por "não se rever, quer no plano pessoal, institucional e operacional".

Os comandantes de sector operacional, zona operacional e dos corpos de bombeiros do distrito de Coimbra também se opuseram à nomeação e chegaram a colocar o cargo à disposição.

Estas posições, segundo Jaime Soares, constituem a "demonstração inequívoca da união dos bombeiros da região neste processo", indicando ainda que nunca esteve em causa a prestação de socorro e defesa dos bens das populações.

Segundo Henrique Fernandes, governador civil de Coimbra, foram desfeitos alguns equívocos e "agora há boas condições para se poder trabalhar e o dispositivo distrital funcionar bem", salientando "a boa-vontade e o sentido de responsabilidade por todos demonstrado".

Por seu lado, o presidente do SNBPC, Arnaldo Cruz, afirmou que "quando as pessoas se respeitam as soluções são sempre possíveis", sublinhando que a missão de protecção e socorro é que motiva os responsáveis pelo SNPC.
Autor: José Palha Publicado em: 17-04-2006 17:20:31 (948 Leituras, Votos 210)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.