Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Incêndios: Governo aprova adjudicação de meios aéreos por preços mais baixos

O ministro da Administração Interna, António Costa, anunciou hoje a adjudicação de seis helicópteros ligeiros e de dois aviões pesados anfíbios para o combate aos incêndios, sustentando que os contratos representam uma significativa redução de custos para o Estado.
Em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, António Costa referiu que, após a realização de um concurso internacional, o Governo concluiu "os dois primeiros contratos dos sete abertos em Novembro" com o objectivo de reforçar o dispositivo das entidades que intervêm no combate aos incêndios florestais.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, o Governo adjudicou à Aeronorte Transportes Aéreos SA o fornecimento de seis helicópteros ligeiros equipados com tanque ou balde com sistema de sucção, respectiva tripulação, serviços de manutenção e combustível, pelo valor de cerca de 2,6 milhões de euros (incluído IVA).

António Costa referiu que, na próxima época de Verão, "Portugal terá mais helicópteros do que o ano passado a funcionar" e que o contrato prevê que os aparelhos estejam a operar por mais tempo, ou seja, entre 15 de Maio e 15 de Outubro, quando antes operavam apenas 90 dias.

O titular da pasta da Administração Interna disse ainda que o contrato de adjudicação agora assinado pelo Governo prevê "uma redução substancial" do preço por hora de 3140 euros (valor em 2005) para 2029 euros.

Idêntica poupança estendeu ao contrato de adjudicação feito com a Compania de Extinción General de Incêndios SA para o fornecimento em 2006 e 2007 de dois aviões pesados no valor de 7,5 milhões de euros.

"Também no caso dos aviões pesados anfíbios, estarão disponíveis mais horas de voo e o custo por hora baixou de 6573 para 5050 euros, sendo este contrato por dois anos, até 2007", sublinhou o membro do Governo.

Na conferência de imprensa, António Costa afirmou que o concurso para a aquisição de dez helicópteros ligeiros e médios deverá ter lugar entre o final deste mês e o Abril e que a localização dos meios aéreos será apresentada publicamente também em Abril.

Já em relação à aquisição de quatro aviões pesados à Rússia, o ministro de Estado e da Administração Interna declarou que "as negociações estão em curso com recurso a uma dívida da antiga União Soviética perante o Estado Português".

Sobre estes últimos aparelhos, o membro do Executivo referiu ainda que se trata de um modelo de avião novo, que será apresentado em Maio na Alemanha e, como tal, terá de ser sujeito a testes em Portugal.
Autor: José Palha Publicado em: 17-03-2006 15:06:06 (1015 Leituras, Votos 208)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.