Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

PSP vai ter brigadas de protecção ambiental em todo o país

Depois de a GNR se ter dotado com equipas vocacionadas para a protecção do Ambiente, a PSP seguiu o exemplo e anunciou hoje que já começou a formar cerca de cem agentes para as futuras brigadas de protecção ambiental, a funcionar em todo o país até ao final de 2006.
As brigadas vão ter carácter preventivo, agindo em caso de denúncia das populações ou quando forem detectadas situações de infracção. Além disso, deverão estar vocacionadas para a investigação criminal.

A PSP celebrou hoje um protocolo com a Inspecção-Geral do Ambiente e Ordenamento do Território (IGAOT) que abrange formação e acções de inspecção e fiscalização do cumprimento da legislação ambiental, como em casos de descargas de efluentes, resíduos ou níveis de ruído.

Para José Carlos Leitão, director do departamento de formação da PSP, as equipas vão “colmatar uma lacuna na actuação da PSP em zonas urbanas ao nível do ambiente".

O Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR foi criado em 2001. No final de 2005 totalizava 420 militares especializados em questões ambientais, 84 dos quais entraram em Novembro do ano passado.

Desde o início da actividade, o SEPNA já levantou mais de 30 mil autos. As descargas ou a deposição ilegal de resíduos representaram a maioria das infracções detectadas.
Autor: José Palha Publicado em: 26-01-2006 17:01:35 (2121 Leituras, Votos 2000)
Imprimir    Comentar    
 Enviar por e-mail
Nome do destinatário:  
e-mail do destinatário:  
O seu nome:  
O seu e-mail:  
Comentário:  
   
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.