Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Protecção Civil meteu água

Fogos florestais : Faltou coordenação,admite o presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), Manuel João Ribeiro, critica o funcionamento da própria entidade que dirige – acusando-a de ter dificuldades em coordenar acções de protecção civil.


O quadro negro traçado pelo dirigente pode ler-se no segundo volume do relatório final da Autoridade Nacional para os Incêndios Florestais.

Manuel João Ribeiro diz que há dificuldades em “assumir o processo de fusão iniciado em 2003”, até porque “o serviço continua a funcionar com os quadros do ex-Serviço Nacional de Bombeiros e ex-Serviço Nacional de Protecção Civil”.

O responsável máximo da Protecção Civil critica o “espírito corporativo” que o sector vive e aponta o dedo ao desempenho “descontraído” de alguns funcionários. Por todos estes motivos e mais alguns, Manuel João Ribeiro considera que, na última época de incêndios, foi “incontornável a dificuldade que o serviço teve em assumir um papel coordenador das acções de protecção civil”.

E quanto ao dispositivo de combate, terá manifestado “deficiente planeamento estratégico no terreno” e “deficiente conhecimento técnico sobre o comportamento de incêndios florestais”.

"É O PRINCIPAL REPONSÁVEL"

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, contactado ontem pelo CM, concorda “com muitas das críticas que Manuel João Ribeiro faz, mas ele, enquanto presidente do SNBPC, é o principal responsável por todas essas carências”. Aliás, quando Ribeiro foi nomeado, “há cerca de um ano”, Fernando Curto confessa ainda ter pensado que “o presidente tivesse uma postura de mudança do serviço, imprimindo-lhe nova dinâmica. Mas a mudança não se verificou e, enquanto presidente, era a ele que cabia gerir e organizar todo o sector”.
Autor: José Palha Publicado em: 15-11-2005 10:51:06 (878 Leituras, Votos 199)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.