Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Impasse entre bombeiros e inem continua

Os bombeiros não gostaram da posição do inem relativamente ao redireccionamento de chamadas de emergência. A Federação de Bombeiros de Lisboa acusa mesmo o inem de ter anunciado a suspensão deste procedimento, mas de nunca o ter aplicado.
A Federação de Bombeiros de Lisboa considerou «ofensiva» a posição do inem na reunião com os bombeiros em que estava na mesa o redireccionamento das chamadas de emergência dirigidas aos bombeiros para o inem para serem triadas.

Os bombeiros insistem que o redireccionamento das chamadas provoca atrasos no socorro, mas como o inem tem uma posição totalmente oposta, o impasse continuou no encontro tido na terça-feira.

António Carvalho, da Federação de Bombeiros de Lisboa, acusou mesmo o inem de ter faltado à palavra depois de ter emitido um fax em que se anunciava a suspensão dos procedimentos que estavam a ser discutidos.

«Fomos para a reunião de boa fé, pensando que íamos ter campo para poder entrar em conversações com o inem», acrescentou o dirigente federativo à TSF.

António Carvalho explicou que, após a chegada do fax do inem, os bombeiros começaram a dar os números de saída ao CODU, como faziam antigamente, só que afinal a situação estava na mesma.

«Mesmo assim, as associações estiveram presentes na reunião e nada foi adiantado senão a manutenção integral de tudo o que já tinha sido dito atrás», continuou.

António Carvalho explicou ainda que o inem propôs o pagamento de uma linha telefónica a ser usada pelos bombeiros para alertarem o próprio inem das chamadas que recebessem para que depois fosse feita a triagem, o que não agradou às associações.

«Foi uma reunião que nos caiu muito mal. Sentimo-nos inclusivamente ofendidos pela maneira como a reunião decorreu», concluiu.

A Federação de Bombeiros de Lisboa pondera o endurecimento da sua posição, tendo já marcado para sexta-feira uma assembleia-geral, onde poderá ficar decidida a suspensão dos protocolos entre os bombeiros e o inem para o transporte de doentes
Autor: José Palha Publicado em: 15-09-2005 16:30:22 (448852 Leituras, Votos 1651)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.