">

 Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Helicóptero do INEM em missão de evacuação aterra de emergência em Loulé

Hoje, pelas 12:00 horas, um helicóptero do INEM que procedia à evacuação de um doente, do Hospital Distrital de Faro para Lisboa, aterrou de emergência no Heliporto de Loulé, interrompendo a sua deslocação, alegadamente por "motivos técnicos".
O doente que estava a ser evacuado passou a ser transportado por ambulância (via terrestre) rumo a Lisboa, onde, segundo o Dr. Pedro Coelho Santos da Delegação Regional do INEM no Algarve, já estaria a chegar a Lisboa, sem quaisquer problemas (na altura em prestava esclarecimentos ao nosso jornal, cerca das 14:35 horas).

Aquele responsável do INEM no Algarve, confirmou ao Região Sul que, efectivamente, o helicóptero teve de aterrar "como medida de precaução" e "não se tratou de uma emergência", porquanto, a definição de "emergência não se aplica a este tipo de situações". Contudo, por ter sido detectada uma anomalia no sistema hidráulico da aeronave do INEM, a evacuação do doente teve de continuar, mas por via terrestre, já que, "a preparação de outra aeronave levaria bastante mais tempo" do que o transporte por ambulância.

Confrontado com o facto de no momento do incidente estar estacionado em Loulé o helicóptero da Proteção Civil, ali ao lado, e este não ter sido utilizado, Pedro Santos, alega que o tempo de preparação dessa aeronave para substituir a avariada, seria longo e não se justificava essa opção.

Situação idêntica passar-se-ia se tivesse de vir um outro helicóptero do Montijo adaptado ao serviço pretendido, razão por que "a evacuação prosseguiu através de uma ambulância, que estava devidamente equipada" e pronta seguir viagem, justificou o Dr. Pedro Santos.

Não se pretendendo entrar em especulações, fica por saber se não será este mais um episódio da "guerra INEN / Bombeiros" da qual já há várias histórias contadas na comunicação social.

Resta saber se, de facto, o doente evacuado de Faro para Lisboa efectuou a deslocação sem mais incidentes e sem que o seu estado de saúde tenha sido ainda mais afectado
Autor: José Palha Publicado em: 11-09-2005 20:51:30 (1074 Leituras, Votos 226)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.