|
|
|
Os velhos e os novos anfíbios |
|
Um jacto que pode despejar jacto de 12 000 litros
|
|
|
O Canadair é, há anos, o aerotanque pesado mais conhecido e usado na Europa ocidental. Os alugados por Portugal (CL-215) levam 5400 litros. O CL-415, modelo mais moderno, chega aos 6137.
Mas o \"velho senhor\" tem sido ultimamente desafiado por um jovem recém-chegado, o Beriev Be-200, da empresa russa Irkut. O Be-200 é um avião anfíbio, como o Canadair. Têm ambos dois motores, mas, enquanto o Canadair é um turbo-hélice, o Be-200 é um jacto. Os preços são semelhantes, mas as capacidades são muito diferentes o Be-200 leva 12 000 litros, praticamente o dobro.
O fabricante russo, Irkut, estabeleceu uma joint venture com o gigante da aeronáutica europeia EADS e com a Rolls-Royce, para equipar o Be-200 com motores Rolls se for essa a escolha do cliente, mas mantém-se em aberto a opção pelos motores russos de origem. O sistema de aviónica do Be-200 comercializado internacionalmente é da empresa norte-americana Honeywell.
De acordo com a revista de aeronáutica Flight International, a Irkut recebeu uma \"carta de intenções\" da empresa norte-americana Hawkins & Powers Aviation para uma encomenda de oito Be-200 com motores Rolls-Royce (informações recentes facultadas ao DN referem 14 aparelhos, mas não obtivemos confirmação independente).
O Be-200 foi apresentado há poucos meses em Lisboa pela empresa portuguesa Motorávia, que representa igualmente o helicóptero russo Kamov Ka-32, com 5000 litros de capacidade e de grande robustez. O Ka-32 é usado no Canadá, Suíça, Itália, Coreia do Sul, Espanha, Grécia e Turquia, entre outros países.
Durante o Governo Durão Barroso, em contactos com o Ministério das Finanças e o Ministério da Economia, a Rússia terá sugerido a Portugal a permuta da sua dívida ao nosso país por meios aéreos de combate a incêndios, disse ao DN fonte que acompanhou o processo. O assunto terá sido novamente abordado durante a visita de Putin, já no tempo de Santana Lopes.
A dívida seria de aproximadamente 120 milhões de euros, número que o DN não conseguiu confirmar, e a oferta era de quatro helicópteros Ka-32 e dois aviões anfí- bios Be-200 (proposta mais tarde alterada para seis Ka-32 e um Be-200, devido a eventuais dificuldades numa entrega rápida deste último).
De acordo com o que foi dito ao DN, a resposta das autoridades portuguesas terá sido a seguinte, mais palavra, menos palavra \"A dívida russa, em termos contabilísticos, é considerada um activo e abate no défice. A operação não nos interessa porque, se desaparece a dívida, agrava-se o défice. E os aviões não abatem no défice.\"
Na mesma ocasião, um alto representante do Ministério da Economia, depois de recusar olhar para os catálogos que quiseram mostrar-lhe, \"decretou\" simplesmente \"Eu não gosto dos meios russos.\"
Na oferta estavam incluídos estaleiros de manutenção, peças sobressalentes e kits para várias utilizações possíveis do Be-200 (transporte de carga ou passageiros, hospital, ambulância, busca e salvamento). Com essas valências, o valor de mercado do aparelho é de 37 milhões de euros (versão-base 27 milhões). Em relação ao Kamov, a proposta incluía um centro de manutenção na Covilhã, para assistência aos aparelhos deste fabricante em toda a Península Ibérica.
A produção do Canadair foi suspensa em 2001, por falta de encomendas. O fabricante, a empresa canadiana Bombardier, afirma que poderá retomar o fabrico se novas encomendas o justificarem, o que se afigura problemático. Informações recentes indicam, de resto, que a Bombardier propôs a compra da empresa russa que fabrica o Be-200, o que, aparentemente, não denota muita confiança no futuro do seu próprio aparelho.
No Japão, a ShinMaywa Industries, que fabrica equipamento industrial diverso, está a desenvolver um avião anfíbio de combate a incêndios com 15 000 litros de capacidade, o US-1A Kai. Mas a comercialização fora do Japão tem enfrentado dificuldades, devido a restrições à exportação de material militar, pois o US-1A Kai é a adaptação de um antigo avião de busca e salvamento e luta anti-submarina
|
Autor: José Palha |
Publicado em: 09-06-2005 (1606 Leituras, Votos 321) |
|
|
|
|