Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Seis aeronaves ajudam combate aos fogos

Deverão estar disponíveis a partir desta quinta-feira seis aeronaves para apoio ao combate aos incêndios em território nacional.

Segundo o director da Autoridade Nacional para os Incêndios Florestais, general Ferreira do Amaral, as autoridades contam a 1 de Julho ter em funcionamento um dispositivo total de 49 aeronaves. Até lá, os bombeiros podem contar com, pelo menos, seis aparelhos.

No início da época de incêndios, este ano antecipada para 15 de Maio, as autoridades anunciaram que o dispositivo de combate aos fogos seria composto por duas fases: a primeira (Alfa), até 30 de Julho, com 1.285 bombeiros, 309 veículos e 13 aeronaves, e a segunda (Bravo), de 1 de Julho a 30 de Setembro, com 4.150 bombeiros, 973 veículos e 47 meios aéreos. Na segunda fase estarão ainda envolvidos no combate aos incêndios 1.679 sapadores florestais, apoiados com 343 veículos.

Durante a época de incêndios, meios do Exército, Marinha e Força Aérea farão missões de patrulha, detecção e apoio às populações.

Esta manhã, era dois os fogos que continuavam activos. O incêndio de São Luís continua a ser muito exigente em termos de meios, obrigando ao destacamento no local de 124 bombeiros, apoiados por 35 viaturas. No Porto continua por dominar o incêndio que lavra desde terça-feira em Corgos, Gondomar, que actualmente mobiliza 95 homens e 26 viaturas de 12 corporações.

Os outros três incêndios que estavam activos ao início da madrugada já foram controlados pelos bombeiros. O incêndio de Sabóia, em Odemira, passou a circunscrito às 4h00 enquanto o fogo de Fornelo , Vila do Conde, no distrito do Porto, foi considerado extinto às 4h50. Em Mangualde da Serra, Gouveia, no distrito da Guarda, um incêndio que deflagrou às 21h45 de quarta-feira foi circunscrito à 1h07, passando à fase de rescaldo e vigilância, o que faz com que 14 bombeiros e quatro viaturas, de uma corporação, permaneçam no local.


Autor: José Palha Publicado em: 09-06-2005 (1139 Leituras, Votos 250)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.