Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Portugal tem apenas um helicóptero de combate aos fogos

O ministro da Administração Interna, António Costa, foi esta terça-feira ao Parlamento explicar aos deputados como está a ser feito o combate aos incêndios.
Numa troca de palavras com o deputado social-democrata Jaime Soares, o ministro negou ter avançado com a data de 15 de Maio para a chegada de mais meios aéreos e acrescentou que \"este ano o país terá que enfrentar a ameaça dos incêndios com os meios existentes\".

O combate aos fogos estava a ser feito até ao dia de ontem com dois helicópteros. No entanto, um dos aparelhos sofreu uma avaria, ficando inoperacional.

Este facto foi confirmado à TSF pelo comandante António Simões, que explicou \"o helicóptero avariou e teve de aterrar de emergência. Felizmente não houve problemas nem para o helicóptero nem para a tripulação\".

Resta agora aos bombeiros, o apoio de um único helicóptero para combater as chamas que têm deflagrado com grande intensidade um pouco por todo o país.

A preparação da época de incêndios deste ano sofreu um atraso, que foi justificado por António Costa como sendo culpa do Governo de Santana Lopes, que só tinha previsto a operacionalidade de meios aéreos para o dia 1 de Julho.

O ministro da Administração Interna explicou aos deputados que, a par desta situação, houve ainda a necessidade de anular alguns contratos por serem demasiado caros ou pouco eficientes.

Por outro lado, o actual Executivo prometeu também quatro aviões médios e seis ligeiros para o início desta semana, mas só a 16 de Junho será possível ter estes meios disponíveis pois falta ainda a necessária homolgação.

Fernando Curto, da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, lamenta a actual situação afirmando que \"o Estado tem que ter a sustentabilidade de alguns meios aéreos para que situações desta natureza possam ser disciplinadas\".

O porta-voz dos bombeiros profissionais, citado pela Sic online, responsabiliza ainda o Estado que, na sua opinião, \"deve garantir ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil meios aéreos que possam remediar situações como concursos que se atrasaram\".

O Governo de Sócrates prevê que, na última semana de Junho, estejam disponíveis mais seis helicópteros médios e dois ligeiros. E, em Julho, quando todo o plano estiver em funcionamento, Portugal estará equipado com um total de 22 helicópteros ligeiros com balde, cinco ligeiros com tanque, quatro aviões médios e seis ligeiros.

Com a vaga de calor que se tem feito sentir no nosso país, os incêndios são uma das grandes preocupações, havendo nesta altura oito distritos em alerta \"laranja\": Viana do Castelo, Braga, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Évora e Setúbal; os restantes permanecem em alerta \"amarelo\".

De acordo com fonte do Instituto de Meteorologia, citada pelo Jornal de Notícias, as previsões apontam para a continuação de tempo quente até sexta-feira.

No final desta terça-feira a cidade mais quente foi Santarém, que registou 41 graus.
Autor: José Palha Publicado em: 08-06-2005 (5979 Leituras, Votos 343)
Imprimir    Enviar por e-mail    
Comente este artigo
Nome:  
e-mail:  
Comentário:  
   Desactivado temporariamente
 
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.