Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Mau posicionamento de viatura causou morte de quatro bombeiros em Mortágua

A morte de quatro bombeiros durante o combate a um incêndio florestal em Mortágua, no dia 28 de Fevereiro, deveu-se a uma falha no posicionamento da viatura em que se encontravam, concluiu o inquérito do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
O documento do Gabinete de Inspecção do SNBPC, que vai hoje ser apresentado aos dirigentes das associações de bombeiros, é revelado pelo \"Jornal de Notícias\", que indica que o documento foi mantido em segredo devido à sensibilidade do caso e para evitar polémica em torno das responsabilidades no caso.

No dia 28 de Fevereiro, os bombeiros do corpo de sapadores de Coimbra combatiam um incêndio florestal na região de Mortágua.

Segundo o relatório, as causas da sua morte estão relacionadas com o mau posicionamento da viatura em que se encontravam, que terá sido apanhada num \"efeito de chaminé\".

O \"efeito de chaminé\", que se verifica quando as chamas se propagam rapidamente numa zona de relevo, terá feito com que as chamas subissem pela encosta junto ao estradão onde se encontravam os bombeiros.

O ponto crítico da investigação do SNBPC foi o apuramento de responsabilidades, porque põe em causa a autoridade que ditou o posicionamento dos bombeiros sem avaliar a possibilidade de se verificar o \"efeito de chaminé\".

O SNBPC teme que a \"extrapolação de conclusões possa afectar as famílias dos bombeiros mortos\", pelo que na reunião de hoje os bombeiros vão concertar posições e tentar retirar do caso novas directivas sobre a acção no campo face a fenómenos como o efeitos de chaminé.

Para isso, vai ser criada uma comissão técnica para aferir lições práticas do sucedido. O comandante dos sapadores de Coimbra, José Almeida, o coordenador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais, Xavier Viegas, o coordenador distrital de operações de socorro de Évora, Jorge Rodrigues, e um quarto elemento ainda por definir.

Autor: José Palha Publicado em: 23-03-2005 (1323 Leituras, Votos 300)
Imprimir    Comentar    
 Enviar por e-mail
Nome do destinatário:  
e-mail do destinatário:  
O seu nome:  
O seu e-mail:  
Comentário:  
   
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.