Bombeiros Voluntários de Alcabideche




 

Ministério deve 2,5 milhões de euros aos bombeiros

Cerca de 3300 voluntários ainda não foram pagos pelos serviços prestados durante o combate aos incêndios no mês de Setembro Liga reúne dia 27 e promete tomar medidas
Cada bombeiro voluntário recebe 25 euros por dia. O \"salário\" de Setembro continua por pagar

O Ministério da Administração Interna deve aos bombeiros portugueses cerca de 2,5 milhões de euros, respeitante aos serviços prestados, durante o mês de Setembro, pelos 3300 voluntários que participaram na campanha de prevenção aos incêndios florestais, iniciada em Junho e terminada a 30 de Setembro. Os três primeiros me- ses foram pagos com cerca de um mês de atraso e neste momento perto de 430 corporações de bombeiros continuam ainda à espera de receber os 25 euros diários.

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) já questionou o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) sobre o atraso, mas a única resposta que tem obtido é de que \"não têm autorização nem verbas para regularizar a situação, já que o Ministério das Finanças ainda não disponibilizou o dinheiro\", explica Duarte Caldeira, presidente da LBP.

\"Considero que é tempo do Governo português tomar uma atitude para não correr o risco de para o ano não terem elementos que se voluntariem para combater os fogos. Este problema salta de ministério em ministério e ninguém se responsabiliza, ninguém se interessa em dar uma justificação\", diz Duarte Caldeira. Hoje o presidente da LBP vai entregar ao ministro da Administração Interna \"a reclamação oficial em relação a este assunto. Já lá vão quase três meses e ninguém diz nem faz nada\". \"As pessoas disponibilizaram o seu tempo, deixaram de ter férias para combater os fogos e agora o seu esforço não é reconhecido\", acrescenta Duarte Caldeira.

A \"burocracia financeira\", como lhe chama Duarte Caldeira está a deixar as corporações de bombeiros de todo o País em situações bastante complicadas. \"Há viaturas que estão paradas por falta de dinheiro para mandar fazer os arranjos necessários. As pessoas queixam-se dos maus serviços prestados pelos bombeiros, mas esquecem-se que a qualidade também tem um preço\".

No próximo dia 27 a LBP vai reunir em Conselho Nacional e segundo adiantou ao JN, Duarte Caldeira, \"será decidido que medidas irão ser tomadas pelos bombeiros portugueses, se até lá o Governo não apresentar uma solução para resolver o problema\".

Fonte do MAI admitiu a existência do problema e adiantou ao JN que \"os dois ministérios estão a fazer os possíveis para resolver a situação no mais curto espaço de tempo\". A mesma fonte disse ainda que o diploma já deu entrada no Ministério das Finanças e que \"a solução estará para breve\".

Atrasos nos pagamentos são crónicos

Os atrasos nos pagamentos às corporações \"são crónicos há muitos anos\", diz o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, referindo-se às verbas regulares que o Ministério da Administração Interna tem de pagar, mas também à dívida referente aos serviços prestados ao INEM. \"Estão por realizar as verbas de Outubro de 2003. Devido às burocracias das Finanças, esse dinheiro também ainda não foi pago. O INEM já pagou ao Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, mas esse valor, que era das corporações, foi recolhido pelo Tesouro. Até agora o dinheiro ainda não foi visto e ninguém apresenta justificações\", adianta Duarte Caldeira.

Segundo o presidente da LBP estas situações \"são bastante graves e preocupantes e são responsáveis pela fragilização financeira das corporações\". Dos 308 concelhos do País, 307 possuem corpo de bombeiros.
Autor: José Palha Publicado em: 09-11-2004 (1233 Leituras, Votos 270)
Imprimir    Comentar    
 Enviar por e-mail
Nome do destinatário:  
e-mail do destinatário:  
O seu nome:  
O seu e-mail:  
Comentário:  
   
 
 
 
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche
Optimizado para resoluções de 800x600.
© 2000 - 2007 Todos os direitos reservados.